MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Nascente
CEFET-MG

Palestra do Gerdau Challenge no campus II busca soluções inovadoras

Sexta-feira, 4 de maio de 2018
Última modificação: Segunda-feira, 13 de julho de 2020

Estudantes e professores do CEFET-MG terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre o Gerdau Challenge, parceria entre a multinacional Gerdau e o programa de aceleração de startups da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, FIEMG Lab. O Gerdau Challenge traz o conceito de “inovação aberta” (open innovation) e foi lançado com o objetivo de buscar startups, empresas de base tecnológica e pesquisadores acadêmicos para resolver dois desafios nas áreas florestal e coque.

A palestra é aberta à comunidade externa e acontece na terça-feira (8), no campus II, às 15h. A realização do evento conta com o apoio da Nascente, incubadora de empresas do CEFET-MG, e da Fundação Cefetminas.

Os representantes da Gerdau e do FIEMG Lab falarão sobre o funcionamento do programa e esclarecerão as dúvidas dos interessados em conhecer mais sobre os desafios. De acordo com o professor Daniel Lopes, responsável pela Nascente, “a aproximação entre empresas e instituições de ensino e pesquisa é importante não somente para encontrar uma solução inovadora, mas também para que os envolvidos possam desenvolver suas próprias competências, desde as técnicas, até as comportamentais e de gestão”. Embora este desafio, especificamente, seja voltado para estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Engenharia Ambiental, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica, Daniel Lopes destaca que “a participação de discentes e docentes de outras áreas pode permitir a formação de equipes multidisciplinares e facilitar o desenvolvimento de soluções para futuros desafios”.

Os interessados na palestra devem se inscrever até as 16h do dia 7 de maio (segunda-feira), pela internet. Já as inscrições para o desafio podem ser realizadas até 11 de maio pelo site http://www.gerdauchallenge.com.br/.

Sobre os desafios Coque e Florestal – Gerdau Challenge at FIEMG Lab

O primeiro desafio visa aumentar o rendimento do coque, tipo de carvão mineral essencial para operações em alto forno, por meio de soluções que evitem o transbordamento e a degradação do material durante o trajeto, além de tornar mais eficiente a separação da rocha em diferentes granulosidades.

O segundo desafio pretende encontrar soluções para medições e cálculos volumétricos de madeira nas florestas de eucalipto. A ideia é que sejam encontrados projetos que proporcionem velocidade, precisão e redução de custos nos processos responsáveis pela produção de biorredutor (carvão vegetal).

Como benefícios aos classificados, a Gerdau oferece mentorias, acesso à estrutura, possibilidade de investimento, trabalho em conjunto, entre outros.

Serviço

O quê: Palestra Gerdau Challenge at FIEMG Lab
Quando: 8 de maio, terça-feira, às 15h
Onde: Auditório 201 do prédio 20 – Campus II (Av. Amazonas, 7675, Nova Gameleira – Belo Horioznte/MG)
Inscrições para a palestra no CEFET-MG: Até 07/05, 16h – https://www.sympla.com.br/meetup—desafios-gerdau-challenge-at-fiemg-lab__285254
Inscrições para o desafio: Até 11/05 – www.gerdauchallenge.com.br