MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Nascente
CEFET-MG

Confira como foi a participação da Nascente/CEFET-MG no Innovation Summit

Sexta-feira, 13 de setembro de 2019
Última modificação: Terça-feira, 14 de julho de 2020

Entre os dias 12 e 15 de agosto, a Nascente, incubadora de empresas do CEFET-MG, participou, em Florianópolis, da primeira edição do Innovation Summit Brasil, realizado pela Rede Nacional das Associações de Inovação e Investimentos (RNAII), com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio local da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e do Sapiens Parque.

O evento reuniu atores de grande relevância para o ecossistema nacional e foi um marco para a inovação no Brasil. Os três primeiros dias foram de atividades intensas, com workshops, encontros, reuniões de trabalho, conferências, cursos, fóruns, plenárias temáticas e sessões técnicas de apresentação de artigos.

O evento foi relevante não só pela qualidade da programação, mas, particularmente, porque, dentre as 10 incubadoras e aceleradoras finalistas da 4ª edição do Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto, a Nascente foi avaliada como uma das 5 que mais se destacaram no processo de capacitação e apresentação de um plano de ação sobre como incorporar estratégias para sensibilização, seleção e incubação/aceleração de negócios de impacto. O resultado foi divulgado no dia 14, durante o encerramento do Innovation Summit Brasil, em Florianópolis. Além dos certificados, os selecionados receberão como prêmio a participação em uma Missão Internacional para ecossistemas relevantes na temática de impacto, além de mentoria dos associados do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). O Edital também prevê uma inscrição para um membro da organização na Conferência Anprotec 2020.

Poderá ser consultado, também, nos Anais do Workshop 2019 da Anprotec o artigo apresentado com o seguinte título: Condicionantes para a criação de Vantagens Competitivas em Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica, no qual foi divulgado parte dos resultados da Tese de Doutorado da servidora Silvana Alves, lotada na Nascente.

No dia 15 de agosto, a Nascente, junto com outros participantes do Summit, realizou visita técnica pelo ecossistema de inovação de Florianópolis. As visitas foram ao Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta), ao Centro de Inovação Acate Primavera, ao Corporate Park e ao Sapiens Parque. Foram muito relevantes, para a Nascente, os aprendizados sobre o histórico do ecossistema catarinense de inovação, sobre os processos de seleção de empresas, metodologias de incubação, critérios para graduação das empresas e seu acompanhamento pós-incubação.

Da equipe da Nascente, participaram os servidores Silvana Alves (Nascente BH) e Rodrigo Lacerda (Nascente Leopoldina).

Presença de Rodrigo, Silvana e MiriamVisita ao Celta Visita à Acate Entrega da Premiação