MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Nascente
CEFET-MG

Projeto de alunos do CEFET-MG é premiado em desafio de negócios de impacto

Quarta-feira, 1 de julho de 2020
Última modificação: Terça-feira, 14 de julho de 2020

Grupo de alunos de Engenharia de Materiais propôs projeto para melhorar o processo de reciclagem do vidro.

Certificado_Challenge_Reciclavitra

Um grupo de estudantes do CEFET-MG conquistou o terceiro lugar na categoria Embalagens no Challenge 2020, um programa de aceleração de negócio de impacto, promovido pela empresa Baanko. Cinco alunos da Engenharia de Materiais apresentaram o projeto Reciclavitra. Eles foram auxiliados pela Nascente, incubadora de empresas do CEFET-MG, com mentoria da servidora técnico administrativa Silvana Alves.

Como explica uma das participantes, Millena Ferreira, o projeto está em fase de idealização e busca parcerias para se desenvolver. “A Reciclavitra tem como objetivo melhorar o processo de reciclagem de vidro no nosso país, através da reciclagem dos para-brisas danificados e aproveitamento completo do vidro e do PVB (uma das matérias-primas utilizadas na fabricação do vidro laminado)”.

No desafio, os estudantes tiveram que cumprir tarefas semanais, que incluíam a avaliação do desenvolvimento da empresa, apresentações em vídeos e pitches. Eles participaram também de palestras e momentos de networking, todos realizados online.

Para o estudante Rafael Pereira, o evento abriu os horizontes dos alunos, que puderam conhecer melhor o lado financeiro e de mercado. “Apesar de termos uma ideia de negócio, não tínhamos noção de como, por exemplo, poderíamos lucrar com o empreendimento, estávamos somente com uma base teórica para a estruturação da empresa”, explica. “Com o Challenge, pudemos conhecer mentores e participantes que nos ajudaram a entender melhor a parte financeira da reciclagem, e como poderíamos atuar no mercado sustentável”.