MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Nascente
CEFET-MG

O que é uma incubadora?

Última modificação: Quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Segundo a Anprotec, incubadora de empresas é uma organização ou estrutura que objetiva estimular ou prestar apoio logístico, gerencial e tecnológico ao empreendedorismo inovador e intensivo em conhecimento, com o objetivo de facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação.

Para o Sebrae (2017), as incubadoras de empresas podem ser classificadas como incubadoras de base tecnológica, de setores tradicionais, mistas, de empresas de agronegócios, de cooperativas, de empresas culturais, de design e social, isso de acordo com a especialidade e foco de atuação, recursos disponíveis e redes de parcerias.

A Nascente, que é o principal mecanismo do CEFET-MG de apoio ao empreendedorismo inovador, é uma incubadora de empresas de base tecnológica.

É importante considerar que a finalidade do CEFET-MG, Entidade Mantenedora da Nascente, é formar e qualificar profissionais no âmbito da educação tecnológica, para diversos setores da economia, bem como realizar pesquisa aplicada e promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com o setor empresarial e a sociedade. 

A Nascente está se reposicionando para apoiar negócios de impacto social e/ou ambiental de base tecnológica.

A Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto estabelece um  conjunto de quatro critérios para definir o que é negócio de impacto

  • Critério 1: Intencionalidade de resolução de um problema social e/ou ambiental;
  • Critério 2: Solução de impacto é a atividade principal do negócio;
  • Critério 3: Busca de retorno financeiro, operando pela lógica de mercado;
  • Critério 4:Compromisso com monitoramento do impacto gerado.

Em consonância com a finalidade do CEFET-MG e com o conceito de negócios de impacto estabelecido pela Aliança, a Nascente compreende os empreendimentos apoiados por ela como negócios de impacto, cujas soluções são de base científica e tecnológica.

Em decorrência de seu processo de reposicionamento, a Nascente passa, portanto, a ser uma incubadora de negócios de impacto de base tecnológica, que é um ambiente dotado de condições que permitam o acesso a serviços especializados, orientação, espaço físico e infraestrutura técnica, administrativa e operacional, que se destina a apoiar o desenvolvimento de negócios de impacto de base tecnológica.