MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Como funciona uma incubadora?

Uma incubadora funciona como um instrumento de apoio e estímulo ao surgimento de novas empresas. É um ambiente planejado para acolher  e orientar projetos de empreendimentos que estão começando a surgir. Funcionam num sistema de condomínio empresarial.

As empresas em desenvolvimento nas incubadoras são classificadas como residentes. Elas têm, em média, dois anos e meio para se preparar neste ambiente comum e depois se lançar no mercado de forma mais sólida e consistente com melhores condições de competição. Após concluir o processo de incubação as empresas recebem um certificado e são classificadas como Graduadas.

As Incubadoras podem abrigar também os chamados Projetos de Pré-Incubação, cujo tempo de permanência é menor, em torno de 01 ano. Neste caso não necessariamente os projetos devem ser apresentados por empresas. No caso do CEFET-MG predominam projetos de pesquisa aplicada de professores e alunos da Instituição.

Existem três tipos de incubadoras no Brasil: as que abrigam preferencialmente empresas de base tecnológica, as de empresas de setores tradicionais e as mistas. Um dos ambientes mais comuns para a criação de incubadoras é a universidade, especialmente no caso de empresas recém-formadas do setor de tecnologia. Nestes locais elas têm acesso a laboratórios e apoio de técnicos e pesquisadores.