MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Nascente
CEFET-MG

Histórico

Última modificação: Sexta-feira, 24 de julho de 2020

A história da Nascente começou em 27 de novembro de 1998, quando foi aprovado um Convênio de cooperação entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Sebrae de Minas Gerais, o IEL, o BDMG, a Fundação Cefetminas e o CEFET-MG, para implantação da Incubadora Tecnológica de Automação Industrial e Instrumentação Médica (ITAIM), posteriormente denominada de Nascente. 

Suas atividades iniciaram em 28 de fevereiro de 2000, quando a primeira empresa foi instalada.

Em 17 de dezembro de 2004, foi aprovado o Projeto Institucional de Consolidação Nascente – Incubadora de Empresas no âmbito do CEFET-MG. Ao longo do tempo, os projetos selecionados pela Nascente vêm sendo analisados dentro de um cenário clássico de negócios de base científico-tecnológica.

Em 2015, foi feito o reposicionamento da marca da Nascente, inspirado na teoria do Wormhole, conceito originado da Teoria da Relatividade de Einsten.

Wormhole
Fonte: http://www.space.com/20881-wormholes.html.

Foi trabalhado o conceito de que o processo de incubação aproxima uma ideia a ser desenvolvida com a possibilidade de transformá-la em uma tecnologia inovadora, que a possibilite atingir o mercado. A nova logomarca foi criada a partir da letra “n” de Nascente.

Diagrama Historico
Fonte: Agência de comunicação Haja comunicação, 2015.

Entre 2018 e 2019, participamos da 4º Edição do Programa de Capacitação em Aceleração e Incubação de Negócios de Impacto, promovido pelo ICE, Anprotec e Sebrae Nacional. A Nascente foi uma das 5 incubadoras e aceleradoras premiadas. Apresentamos um Plano de Ação para seu reposicionamento como incubadora que apoiará negócios de impacto social e/ou ambiental de base tecnológica. Dessa forma, começamos o processo de sensibilização da equipe da Nascente para o apoio a esse tipo de negócio.

Em 2020, iniciou-se o reposicionamento efetivo da Nascente. Com recursos oriundos da FAPEMIG, construiremos uma metodologia de seleção e acompanhamento de projetos de negócios de impacto social e/ou ambiental de base tecnológica. Estamos redigindo o Regimento Interno da Nascente de forma a refletir o propósito de apoiar esse tipo de negócio. Faremos também a revisão do Regulamento de Funcionamento e de todos os demais processos e documentos, tendo como referência esse propósito e a Metodologia Cerne.

Linha do tempo Nascente (1)