MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Nascente
CEFET-MG

Incubadora de empresas do CEFET-MG completa 15 anos de apoio às boas ideias

Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
Última modificação: Quinta-feira, 23 de julho de 2020

Com 11 empresas graduadas em uma década e meia, Nascente se prepara para se expandir ainda no primeiro semestre de 2015, com filiais em Timóteo, Divinópolis e Varginha.

A Nascente Incubadora de Empresas do CEFET-MG foi fundada em 27 de novembro de 1998, por meio da Resolução nº 052, denominada Incubadora Tecnológica de Automação da Indústria e Instrumentação Médica de Belo Horizonte (Itaim), e atuava nas áreas de automação e equipamentos médico-hospitalares. Mas só iniciou suas atividades em 28 de fevereiro de 2000, quando a primeira empresa residente foi instalada. As atividades da incubadora foram resultantes de um convênio firmado entre seis instituições mineiras: CEFET-MG, Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico (Fundação Cefetminas), Serviço Brasileiro de Atendimento à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-MG), Secretaria de Indústria e Comércio de Belo Horizonte, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) / Sistema Fiemg e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Em 17 de dezembro de 2004, o Conselho Diretor do CEFET-MG sancionou a Resolução nº 085, institucionalizando as ações da incubadora e rebatizando-a com o nome de Nascente.

Segundo o coordenador da Nascente, no Núcleo Incubador Sede em Belo Horizonte, Ronaldo Ferreira Machado, durante os próximos dois anos, R$ 160 mil reais vão ser investidos na consolidação e expansão da Nascente – o montante é resultado da aprovação do projeto“Consolidação de interiorização da incubadora de empresas Nascente do CEFET-MG”no CNPq. “