MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Nascente
CEFET-MG

Incubadoras de empresas como indutoras do desenvolvimento

Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
Última modificação: Quinta-feira, 23 de julho de 2020

Incubadoras de empresas são organizações que oferecem apoio ao processo de geração e consolidação de empreendimentos. Nas instituições de ensino superior, mais especificamente, esse tipo de organização tem como objetivo abrigar empresas e/ou empreendedores individuais que pretendem desenvolver produtos, processos ou serviços inovadores oriundos de projetos científicos ou de desenvolvimento tecnológico.

Podemos dizer que a importância de uma incubadora de empresas vai além do fato de estimular o empreendedorismo, pois constitui-se em um importante canal de transferência entre a universidade e o setor produtivo da tecnologia e inovação gerada no meio científico, permitindo que a sociedade se aproprie destes produtos e conhecimentos auxiliando, assim, no desenvolvimento do país.

No CEFET-MG, em 27 de novembro de 1998, foi criada a Incubadora Tecnológica de Automação Industrial e Instrumentação Médica (Itaim) de Belo Horizonte e, posteriormente, em 17 de dezembro de 2004, mudou sua razão social para Nascente Incubadora de Empresas. Essa iniciativa permitiu a realização do sonho de muitos jovens empreendedores em Minas Gerais. Desde então, foram mais de 60 projetos nos programas de pré-incubação e incubação, sendo que uma grande parte das empresas graduadas nesses programas continuam a fazer sucesso no mercado nos dias de hoje.

A melhor maneira de descrever sua bela trajetória é pelos produtos resultantes, os quais atendem hoje uma extensa gama de consumidores de diversas naturezas e localidades. Apenas para se ter uma ideia daquilo que é gerado nesse
berço de empresas, podemos citar alguns exemplos como o modelo de simulação de alterações na glândula mamária
feminina, produzido pela Mamamiga Tech. Empresa graduada pela Nascente em 2014, conta hoje com parceiros como a Multinacional Roche, sendo que seu produto pode ser encontrado em uma da maiores redes de drogarias de Minas Gerais. Outros exemplos são as cercas elétricas rurais produzidas pela Tupã Equipamentos Eletrônicos, empresa incubada na Unidade do CEFET-MG em Leopoldina e que é um sucesso de mercado, ou ainda a Sider que, com o apoio da Nascente, desenvolveu e colocou no mercado balanças eletrônicas microprocessadas que tinham como diferencial novas funcionalidades e um custo menor em relação aos seus concorrentes.