MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Nascente
CEFET-MG

Gerdau: startups são selecionadas para programa de desafios

Quarta-feira, 13 de junho de 2018
Última modificação: Segunda-feira, 13 de julho de 2020

A participação de membros da comunidade acadêmica em desafios e atividades empreendedoras tem se mostrado uma importante ferramenta de crescimento e aprendizado. Desta vez, duas startups ligadas ao CEFET-MG foram selecionadas para participar do programa Gerdau Challenge, desenvolvido pela empresa siderúrgica.

A Órbita Tecnologia e a Curvaflex estão no processo de imersão desenvolvido pelo programa, que busca conhecer projetos que contribuam para o aumento de produtividade e redução de custos no transporte de um dos elementos básicos para a operação de alto-forno em siderurgias (coque) e para a medição do ativo florestal na Gerdau.

A Órbita tem dois anos de mercado, esteve incubada na Nascente Incubadora de Empresas do CEFET-MG e desenvolve soluções baseadas em inteligência artificial e visão computacional. O CEO, Leonardo Campos, que é ex-aluno de Engenharia Mecatrônica do CEFET-MG campus Divinópolis, acredita que a startup foi selecionada pelo seu crescimento no último ano e pela competência técnica, experiência e equipe qualificada para a resolução do problema apresentado. “A nossa expectativa é sermos selecionados para a próxima etapa e executar o projeto junto com o time da Gerdau”, vislumbra.

Já a CurvaFlex trabalha com um novo conceito em correias para o transporte de minérios e grãos por meio de curvas horizontais de raios curtos, sendo a única correia com essa tecnologia no Brasil capaz de executar a mesma função que duas ou mais correias convencionais. Seu sócio fundador é o engenheiro mecânico André Ricardo S’Antana, também graduado pelo CEFET-MG.

Challenge

As dez statups selecionadas participam agora da etapa de imersão, que oferece acesso a capacitações e mentorias realizadas pelo programa de aceleração de startups Fiemg LAB Novos Negócios para construir uma proposta de trabalho alinhada com os objetivos da Gerdau. Após a imersão, será realizado um evento que contará com uma banca de examinadores para avaliação das propostas desenvolvidas.

Em 8 de maio, representantes da Gerdau e do FIEMG Lab proferiram palestra no campus 2 sobre o funcionamento do programa.

Saiba mais

Palestra do Gerdau Challenge no campus II busca soluções inovadoras

Siga a Órbita no Facebook e acesso o site da Curvaflex

Conheça o programa Gerdau Challenge