MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Nascente
CEFET-MG

Grupo de trabalho desenvolve projeto de empreendedorismo para o CEFET

Terça-feira, 7 de agosto de 2018
Última modificação: Segunda-feira, 13 de julho de 2020

Cerca de 30 servidores técnico-administrativos e docentes dos campi do CEFET-MG se reuniram nos dias 2 e 3 de agosto para dar início ao desenvolvimento de um projeto de empreendedorismo para a Instituição. A proposta tem apoio do SEBRAE-MG e da Fundação CEFETMINAS e está alinhada com a Política de Inovação do CEFET-MG, estabelecida pela Resolução CD-027/2018.

O coordenador geral de Transferência de Tecnologia e da Nascente Incubadora de Empresas (CEFET-MG), professor Daniel Lopes, explica que a consultoria oferecida pelo SEBRAE-MG busca promover a disseminação da cultura empreendedora e da inovação. “A ideia é que esses profissionais possam apoiar o movimento empreendedor institucionalmente e que também possam se engajar nas ações sugeridas no projeto a ser desenvolvido”, explica.

Nos encontros, foram abordados temas como empreendedorismo, Instituição de ensino empreendedora e ecossistema de educação empreendedora. O trabalho foi conduzido pela consultora Aparecida de Fátima Oliveira e por Cacilda Maria de Almeida, da área de Educação, Empreendedorismo e Cooperativismo do SEBRAE-MG.

O conceito de educação empreendedora utilizado tem como um de seus objetivos tornar a experiência de aprendizagem significativa para a vida dos alunos, criando bases para que eles possam empreender em diferentes situações da vida pessoal, profissional e social. Foram realizadas dinâmicas com a finalidade de encontrar instituições de referência nessa área, mapear o ecossistema de educação empreendedora do CEFET-MG e as características e atitudes empreendedoras de alunos, professores e técnico-administrativos.

Daniel explica que as ações resultantes desse trabalho, que terá continuidade em outubro, deverão estar articuladas com as diretorias especializadas, com ações de mobilização de discentes e docentes nos campi e com outras iniciativas ligadas a empreendedorismo como a Nascente Incubadora de Empresas do CEFET-MG, o Núcleo de Empresas Juniores, o Projeto de Extensão Engrena, o Programa Startup Universitário, o Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (NEAC), além de políticas, setores e serviços já existentes como a Coordenação de Inovação Tecnológica, o Programa de Formação Docente, a Política Institucional de Padronização de Processos e Serviços e a Coordenação de Educação a Distância (EaD). “À medida que o trabalho for evoluindo, mais interessados nesse tema poderão se engajar, participando de novas capacitações e propondo ações”, completa.