MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Nascente
CEFET-MG

Lançamento do Programa MOVAP

Quarta-feira, 23 de setembro de 2020
Última modificação: Quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Dia 29 de setembro de 2020, às 14:30 horas, será feito o lançamento do Programa MOVAP – Movimento Empreendedor do Vale do Rio Pará. O MOVAP é um programa de pré-incubação de empresas que tem como finalidade disseminar a educação empreendedora na região do Vale do Rio Pará/MG. O Programa será executado com recursos da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), através de um projeto de extensão desenvolvido pelo CEFET-MG Campus Divinópolis, via coordenação do núcleo incubador da Nascente desse campus.

O Programa nasceu de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Pará (ADS), o Grupo de Educação Ética e Cidadania (GEEC), o CEFET-MG – Campus Divinópolis, a Prefeitura Municipal de Itapecerica-MG, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Divinópolis e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Campus Centro-Oeste Dona Lindu, tendo o Sebrae Minas como órgão responsável pela capacitação das equipes participantes do Programa e a Fundação Cefetminas (FCM) como gestora do recurso financeiro.

O MOVAP busca incentivar alunos de ensino médio, graduação, pós-graduação e professores, vinculados às instituições citadas, a desenvolverem ideias e/ou pesquisas que tenham potencial de negócio, por meio de capacitação e treinamento intensivo, visando prepará-los para a produção de soluções tecnológicas aplicadas ao mercado.

O lançamento será por videoconferência, através do link: http://bit.ly/35Cweuw. O evento será aberto à comunidade e contará com a presença do Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim.

Na oportunidade, será lançado o edital público para submissão de ideias a serem desenvolvidas dentro do projeto. O período de inscrição e seleção das propostas acontecerá de 01 a 23 de outubro de 2020. As propostas selecionadas passarão por um processo de capacitação para modelagem do negócio, que se dará entre 04 novembro e 18 de dezembro de 2020. Após essa fase, serão selecionados os 12 melhores projetos, sendo três oriundos de membros de cada instituição parceira. Os projetos selecionados seguirão para um processo de pré-incubação, que acontecerá entre 01 de janeiro e 31 de julho de 2021.